Translate

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Alguns participantes da antologia: Fernando Pessoa e Convidados




VAMOS CONHECER ALGUNS DOS PARTICIPANTES DA ANTOLOGIA FERNANDO PESSOA E CONVIDADOS! 
Se você desejar conhecer todos acesse: http://magicodeozpt.blogspot.pt/2014/05/antologia-fernando-pessoa-e-convidados.html





A Antologia Fernando Pessoa e Convidados, divulgada em Portugal e no Brasil, congrega participantes de vários países - Portugal, Brasil, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau e Espanha.  

Prefácio de Renato Epifânio, apresentação de Delmar Maia Gonçalves e ilustração da capa de Cipriano Oquiniame.

Lançamento no Brasil  - Bienal do Livro de São Paulo em Agosto

Lançamento em Portugal - Prémio Literarte - CEMD no Museu do Oriente em Outubro



RENATO EPIFÂNIO - prefácio
RENATO EPIFÂNIO é Professor de Semiótica no IADE; Membro do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, da Direcção do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, da Sociedade da Língua Portuguesa e da Associação Agostinho da Silva. Integra ainda a Direcção da NOVA ÁGUIA: Revista de Cultura para o Século XXI e é o Presidente do MIL: Movimento Internacional Lusófono.


DELMAR MAIA GONÇALVES - apresentação da antologia

Delmar Maia Gonçalves nasceu a 5 de Julho de 1969, na cidade de Quelimane, em Moçambique. 
É Presidente do Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora.
Publicou os livros de poesia “Moçambique Novo, o Enigma”; “Moçambiquizando”; “Afrozambeziando Ninfas e Deusas”; “Mestiço de Corpo Inteiro” e “Entre dois rios com margens”. 
Está representado em várias antologias internacionais.


CIPRIANO OQUINIAME - ilustração da capa
Cipriano Oquiniame,    artista plástico guineense, nascido em Cachéu, 1976 (Guiné Bissau).
Inicia a sua formação em Tecnologias de Arte e Ofícios, na Escola Filipa de Vilhena do Porto, aprende várias técnicas como Pintura, Madeiras, Modelagem e Tecelagem.
Marcado pela sua paixão no campo das Artes Visuais, eleva a sua formação à Licenciatura no Curso de Professores de Educação Visual e Tecnológica – Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Curiosamente a sua primeira exposição teve lugar na Expo 98, Pavilhão da Guiné-Bissau, posteriormente para além de exposições individuas participa diversas exposições coletivas.
Em 2000 integra o Projecto Artafrica, a convite dos Serviços de Belas Artes da Fundação Callouste Gulbenkien.
Conta já com uma vasta obra, sendo que alguns dos trabalhos se encontram na posse de colecionadores quer nacionais quer internacionais.
Ao debruçamo-nos sob a sua obra pictórica, no mesmo instante somos arrebatados com uma linguagem poética e detalhes que nos ultrapassam, todas as linhas e manchas de cor comunicam com o espectador. O olhar deste artista está muito para além do visível, do claro, é importante compreender que a sua comunicação é complexa e cheia de reentrâncias, exigente na atenção e veloz na narrativa.
Com uma forte relação e de coração africano, é comum ver nos seus trabalhos um espelho desta ligação telúrica, figuras que marcam o imaginário e quotidiano popular, uma intrínseca ligação com a Natureza, e principalmente uma atitude reveladora dos princípios de uma cultura tão própria e poderosa! Revela-se desta forma detentor de uma inquebrável consciência e responsabilidade artística e social.
Assiste-lhe também uma das maiores virtudes de um criador genial e exímio: a paixão pela vida, pela plenitude e pela criação, uma busca espontânea e curiosa do que é diferente, novo, irregular, irrequieto, oposto e sempre munido da sua lupa perfeccionista.
Olhando para outras obras deste artista encontramos a permeabilidade e atenção que lhe desperta cada lugar, cada tradição e cada sensibilidade.
O que há de mais sagrado na sua criação é a sua atitude universal. 



AMÉLIA RAPOSO DA LUZ 

Amélia Luz – Pirapetinga/MG - Membro Honorário da Tertúlia Rafael  Bordalo Pinheiro – Lisboa/PT,  Membro da Academia Internacional de Heráldica, Lisboa/PT – Membro da Academia Portuguesa Ex-Libris, Lisboa/PT – Membro da Academia de Lisboa/PT,  Membro Correspondente Honorário da ULHT – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – Lisboa, Portugal e muitas outras entidades literárias.



ANA CRISTINA COSTA SIQUEIRA 
Ana Cristina Costa Siqueira nasceu em 1958, na cidade de Juiz de Fora (MG). Veio para o Espírito Santo em 1977, desembarcando com a família na antiga rodoviária de Vitória, imediações do Parque Moscoso, em dia claro, de céu muito azul. Vitória, uma ilha, constitui, com outros municípios, o importante complexo portuário do Estado. Mas foi em Vila Velha, onde aportou Vasco Fernandes Coutinho, em 1535, que a família Siqueira se estabeleceu. Nas águas tranqüilas da Prainha, molharam os pés pela primeira vez. Ana iniciou, na Universidade Federal, suas publicações literárias. Autora de “Poema Deitado no seu Peito, um jogo de amarelinha”(Scortecci Editora, 2012), participa das antologias do Selo Editorial Rebra/Scortecci Editora; também de edições bilíngües em Intercâmbios Culturais  promovidos pela Universidade Federal da Paraíba com outros países. Participa da terceira antologia da Edições Mandala, na Itália). Sua poesia e linguagem revelam-se influenciadas por fatos do cotidiano, e também pelo cinema – ponte para um lirismo cortante, quase sempre inspirado na natureza, em aspectos curiosamente passionais, e em sua convivência com os escritores capixabas.



ANA OLIVEIRA DIAS

Ana Maria de Oliveira Dias nasceu a 12 de Fevereiro de 1952, na República de Moçambique. É professora do 3º Ciclo e Secundário. Tem vindo a participar em várias Antologias nacionais. Tem vários livros publicados, desde Contos Infanto-Juvenis e outros, crítica literária, poesia, prosa-poética.




 JANICE FRANÇA
Nascida em 16/09/1963 na cidade de Sete Lagoas – MG. Professora, pós-graduada em Metodologia do Ensino de Geografia, escritora/poetisa, é também membro correspondente da Academia de Letras de Cabo Frio RJ, da ALAF-Academia de Letras e Artes de Fortaleza- CE e  do NÚCLEO ACADÊMICO DE LETRAS E ARTES DE BUENOS AIRES_ Argentina, NÚCLEO ACADÉMICO DE ARTES E LETRAS DE LISBOA_Portugal,
Janice participa de diversos eventos no universo literário, em âmbito nacional e internacional.
Por três anos a autora assinou a “Grafando a GEO” e a “Cultura Kids”, colunas mensais na Revista Hobby, em Sete Lagoas.

Livros publicados:
  • Quando a Alma Fala_ Poesia
  • Versos, Imagens e Sentimentos._ Poesia
  • Alice _ Infantil
  • Versos Tão Meus... _ Poesia
     Participa ainda em várias antologias.

Premiações:
_ Prêmio Interarte 2011 na categoria Promotora Cultural
 _ Prêmio Cláudio de Souza 2012 na categoria “Melhores Livros de Poesia”.
 _ Prêmio Luso-Brasileiro de Poesias- “Melhores Poetas de 2013” concedido pela Literarte-
     Associação Internacional de Escritores e Artistas e pela Editora Mágico de Oz, Ilha da
     Madeira, Portugal.
_  Prêmio “Literarte de Cultura 2013” em Foz do Iguaçu, PR.
Prêmio Latino-americano de Excelência 2013_Rosário-Argentina
_ Prêmio Cultural Literarte 2014- Ouro Preto



 MÁGDA CÔRTES REGADAS RESENDE
Graduada em Fonoaudiologia, pela Faculdade Metodista Izabela Hendrix, pós-graduada em Audiologia Clínica, pelo IEAA Instituto de Estudos Avançados da Audição de São Paulo.  Casada e apaixonada pelo mesmo homem há 23 anos. Mãe de dois filhos: João e Laura seu maior tesouro.  Se você pergunta: - Desde quando você escreve? Ela vai te responder sem pensar duas vezes: - Eu escrevo desde sempre.  Então qual a diferença da escritora de antes e a de agora? O acesso ao mundo dela. Em 2013 ela sai de trás do teclado e se mostra para os de fora abrindo as 304 páginas de sua primeira obra de ficção. O livro Princesinha.



 MAIRA MENDONÇA
Maira Suzeth Mendonça, nasci em Cabinda (Angola), aos 22 de Agosto de 1990.
Sou licenciada em administração pública federal, pelo Instituto Federal de Seguros da Alemanha.
Embarquei em 2001, com apenas 11 anos para a República Federal da Alemanha, onde vive 12 anos.
 Frequentei o ensino secundário 1º e 2º ciclo e o superior na Alemanha.
Voltei a Angola em Agosto de 2013. Actualmente trabalho no Banco Millennium Angola, como assistente comercial. A paixão por escrever nasceu desde cedo.
Comecei a escrever frases de amor com 10 anos de idade.
Depois de imigrar na Alemanha com os meus pais, passei a escrever mais.
Fiquei alguns anos sem escrever, mas em 2007 quando morre a minha mãe, passei a escrever poemas com frequência e não parei mais.
Tive literatura como disciplina no 2º ciclo do ensino secundário, pude aperfeiçoar melhor os meus conhecimentos na criação de poemas.
Já não sei viver sem “escrever”. Escrever é o meu alimento da alma.


 MARTHA TAVARES PEZZINI
Martha Tavares Pezzini nasceu em São Pedro dos Ferros, Zona da Mata de Minas Gerais. Mora em Belo Horizonte, MG.. Foi professora no primeiro e segundo grau; Pedagoga, atuou como orientadora educacional; diretora de escola; Escrivã e Tabeliã do 1º Ofício do Judicial e Notas, em substituição ao seu marido, por quatro anos.Escreveu um livro: Vieiras e Tavares–genealogia e lembranças. Seu blog: Sobre Livros e Autores/marthatavaresspf.blogspot.com, que a tornou conhecida. Publica no seu blog as crônicas que escreve e também, notas sobre autores e seus livros. Está para publicar um livro com algumas das  suas crônicas que deverá lançar no primeiro semestre de 2014.Participou da antologia Luis Vaz de Camões e seus convidados pela Editora Mágico de Oz. É membro da Literarte. Recebeu o Prêmio Literarte 2014 de melhores Cronistas.É Acadêmica Correspondente da Academia de Letras de Goiás e da Academia de Letras e Arte de Fortaleza. 


 RENATA SBORGIA 
Renata Carone Sborgia nasceu em Ribeirão Preto, São Paulo. É bacharela em Direito e em Letras . Mestra em Psicologia pela USP. Especialista em Língua Portuguesa e Especialista em Direito Público com ênfase em Direito Constitucional. Pós-Graduada pela PUC/SP E FGV/RJ em Direitos Humanos-Teoria e Prática, Gestão de Pessoas e Direito do Consumidor com MBA em Direito e Gestão Educacional pela Universidade de Ribeirão Preto. Membro imortal da Academia de Educação (ARE). Atua como educadora, revisora de Português, escritora, pesquisadora (USP), consultora/assessora de Português e oratória, colunista  em vários jornais e revistas impressas e virtuais(internet). Participou em mais de 30 Antologias com crônicas e poemas. É autora de vários livros com temas ligados à Educação, Tabagismo , Enxaqueca , Língua Portuguesa e Literatura.



 ROZELENE FURTADO LIMA 
Rozelene Furtado de Lima –Teresópolis/RJ/Brasil. Professora, bibliotecária, escritora, contista, poeta, artista plástica. Livros: Banquete de Idéias –memórias;  No Limiar Sex - poemas; Sementes ao Vento- haicais Participa em mais de duzentas   Antologias nacionais e internacionais. Textos publicados em Portugal, França, EUA (NY), Espanha, Itália, Suíça, Uruguai, Argentina, Chile e Bolívia;  Verbete no Dicionário de Mulheres Escritoras de Hilda Flores; Associada à: REBRA, LITERARTE, Poetas Del Mundo; AVBL-Academia Virtual Brasileira de Letras: ALTO-Academia de Letras de Teófilo Otoni; ANBA-Academia Niteroiense de Belas Artes e Letras; ALG - Academia de Letras de Goiás; FEBACLA–Federação dos Acadêmicos das Ciências Letras e Artes; Associada a ACIMA – Associazone Culturale Internazionale Mandala – Milão-Itália;  Membre D’honneur  Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture; ACLAV - Academia de Letras e Artes de Vitória; Portal CEN –PT; Vários prêmios nacionais e internacionais em literatura e artes plásticas.


Nenhum comentário: